.

.

Hey queen, I'm here! - Parte II


             Dando início ao segundo round de presepadas em Londres, gostaria de dar umas dicas, voltadas para nós, acadêmicos, ainda sem grande ascensão econômica, com ânsia de conhecer o mundo :  
  • Dica importante para os estudantes que vão viajar: Primeira coisa é detectar onde estão as redes de fast - food para comer porque são geralmente mais baratas e conhecemos o gosto já que a maioria delas se encontra em qualquer parte do mundo. Essas mesmo: Mac Donald's, Burguer King, KFC, Subway, Chopd's, essa última é uma rede de fast - food londrina e de saladas!). Atenção! Deixar pra detectá-las na hora da fome, é um erro - PELO MENOS PRA MIM E JÁ VI GENTE IGUAL - a gente come até o mais caro e estoura o cartão de crédito se for pego com muita fome.  E isso o estudante... "Não poooooode!"
  • Dica MAIS importante para os estudantes que vão viajar à Londres: Peguem os folhetos de comida que distribuem na rua, eles vêm com deals mais baratas ou com desconto ! Tinha sorvete no Burguer King a 67 pences! (Só esclarecendo a moeda do Reino Unido: 1 pound = 100 pences)
  • Dica MAIS importante AINDA pra os estudantes que vão viajar à Londres: Cara, o Subway serve até às 11h da manhã o Breakfast Subway, que é um sanduíche daquele de 15 cm (tipo o Subway do dia!) e uma bebida quente por 2 pounds. Quer mais moleza pro acadêmico sem recursos financeiros? 

  • Dica pra quem vai pra qualquer cidade:  Para esta viagem, precisava muuuuuito economizar. Eis que surge a idéia de fazer as tão em voga "compras coletivas". Há um monte de site de compras coletivas por aí, nesse caso, usei o Groupon porque ele abrange mais cidades no mundo. Ah! Comprei um japa pra duas pessoas por 6 pounds ao invés de pagar 16 e comprei duas saladas no Chopd's, cada uma por 1,99 pounds ao invés de pagar 5. Achei bom negócio e quero fazer isso sempre!
Comecei o post com essas dicas porque, tomar um bom café da manhã neste preço, foi o que me livrou do mau humor da minha primeira manhã em Londres, Quinta-feira dia 10 de Fevereiro, depois do que vocês já podem prever, um banho gelado.
Eu não sabia o quanto um banho gelado poderia estragar minha viagem, então, eu reforço a dica: NÃO ECONOMIZEM EM HOSTEL!

  

The Broad walk no Kesington Gardens


            Na manhã do meu primeiro dia de andanças pela capital inglesa, tomei aquele banho, como boa brasileira que sou. Foi um banho sem direito a privacidade. Sem privacidade, quero dizer que tinham dois box de duchas com portas, em um recinto que entrava alí quem quisesse, a parada era mista.
De maneira ninja, consegui tomar banho em um espaço de 1m² e colocar a roupa ali mesmo. (isso são mais detalhes a parte pra ninguém que está lendo esse post se atrever a ir lá, o hostel é ruim mesmo!). Na hora de sair pra rua, a recepcionista diante da minha reclamação diz que posso ir em um hostel sister deles para tomar banho quente. Gracias por me avisar só agora!
             Não tive uma surpresa desagradável ao sair na rua, pois o "tempo londrino" de longe já tinha ouvido falar: chovia! As fotos que vocês vão ver a partir de agora até o final deste dia, estarei elegantérrima com uma capa de chuva vagabunda comprada previamente a 1 euro (eu disse a 1 euro!) em um desses bazares de chineses por toda a Barcelona.

             Neste dia, não teve jeito, eu me enrolei toda entre guarda-chuvas, mapas e máquina fotográfica. Comecei a minha caminhada cruzando o Kesington Gardens (é um dos zilhões de parques da cidade!) que está junto com o Hyde Park. Sem deixar que o frio e a chuva me desanimassem, caminhei pelo lugar que é cheio de lagos e memoriais a Lady Di.


  


Saí do parque e resolvi caminhar por fora dele junto a Kesington Road. Me deparei com o Albert Memorial que é o memorial feito a mando da rainha Vitória para o seu adorado marido, príncipe Albert que morreu de tifo, em 1891.


Close em cima do Wellington Arch



Saindo da Kesingnton Road, entro na Knightbridge em direção ao parque que dá acesso ao tão famoso Palácio de Buckingham .
Dou uma parada no Wellington Arch e outros monumentos que foram criados em comemoração das vitórias britânicas sobre Napoleão Bonaparte. 
 



(Entrada do Green Park) Em homenagem aos indianos que lutaram ao lado dos britânicos.

    

Wellington Arch


Sem esquecer de comentar, o trânsito nessa parte de Londres é um caos. Eu então, que não entendia "a mão deles", só nesse trecho quase consegui ser atropelada umas três vezes.



Em frente ao Wellington Arch, há a entrada para o Green Park, onde estão localizados o memorial a rainha Victória e o Palácio de Buckingham, assim, um de frente pro outro.


Queen Victoria Memorial

Buckingham Palace

Aos tão comentados guardas da rainha, vou deixar para fazer o meu comentário junto ao próximo post, o de Sexta-feira 11 de Fevereiro, onde postarei um vídeo bem amador (mas emocionante!) que fiz da troca de guardas. Nesse dia, não houve troca de guardas, pois no inverno a troca é realizada em dias alternados.

Queen's guard em um dia normal

Saindo do Green Park, fui em direção a Westminster Bridge para conferir o Big Ben e as Casas do Parlamento (Houses of Parliament).

O tal Big Ben!

O rio que corre por baixo da Westminster Bridge é o rio Tamisa em inglês, Thames River.  Deste mesmo ponto, é possível ver o London Eye , que também é conhecido por Millenium Wheel (em português, roda do milênio), é uma roda gigante de observação inaugurada como ponto turístico com a virada do milênio em 2000.

Houses of Parliament: Um cidadão solidário tira uma foto de mim!
London Eye, visto da Westminster Bridge

 Saindo da Westminster Bridge, da aglomeração de turistas que é semelhante ao Pão de Açúcar no Rio de Janeiro, fui em direção ao bairro de nome West End, entre o Soho e o Covent Garden onde estão a National Gallery (a entrada é gratuita, mas não entrei por falta de tempo) e a ChinaTown ( a comunidade asiática dentro de Londres. Digo asiática porque na vitrine é possível comer também comida vietnamita, coreana,... mas com certeza a presença chinesa é maior).

National Gallery

ChinaTown, em celebração da chegada do Ano Novo Chinês.

             Depois de muito, mas muito andar, eu estava - óbvio - cansada, com fome e com os pés e meias muito molhados (Pai, quando você ofereceu para me dar uma bota nova, eu deveria ter aceitado, descobri que ela está furada! rs). Fui terminar o meu dia em companhia de uma belorizontina - previamente já conhecia Bruna Vellasco de outras presepadas - também perdida em Londres como eu, na Oxford Street (ali sim é uma muvuca) no japa Ukai com o meu voucher do compras coletivas! ha-ha-ha.
Essa parte eu não tem  foto pois né... Já não tava bonita mesmo!

Considerações finais:

             Antes de finalizar, gostaria de dizer que adoro e me divirto quando meus amigos, ex-intercambistas ou mochileiros de plantão, contam e interagem com suas presepadas. É legal, né? O troféu presepada (criado nesse instante! rs) vai pra minha amiga Caroleta que tomou banho com baratas na sua viagem para Machu Pichu. Mais um reforço na máxima desta série sobre Londres: Não economizem em hostel! rs
Acho que em breve vou abrir uma sessão no blog: "Espaço do leitor: Conte sua presepada!" e quem sabe disso não criamos um guia bem humorado de sobrevivência?
             Adoro essa palavra: PRESEPADA. ha-ha.  Meus amigos costumam adotar outros termos que quando saem de suas bocas, eu morro de rir, tais como: "programa de índio", "barca", "cilada" e até "emboscada". Alguns deles não precisaram cruzar o oceano pra se meter em presepadas: Cada coisa que eu escuto da Festa do XII em Ouro Preto, Carnaval em Diamantina, Festival da Pinga em Paraty e festas universitárias do eixo Lavras - Viçosa,...

Experiência mal-sucedida em viagens? Compartilhe a sua!







Comentários

  1. Apoio DEMAIS sua idéia do espaço novo no blog e me ofereço para contar minhas presepadas (também adoro essa palavra).
    Elogio dessa vez vai pras fotos ilustrando os comentários. Fala sério, o Parlamento Britânico e o Big Ben são coisa de outro mundo!

    Curti muuuito aqui também a informação sobre o Príncipe Albert, que vc foi atras pra postar. A maioria dos turistas só vê "Albert Memorial" e nem se importa. Turismo é isso aí também: além de lazer, aprendizado!

    ResponderExcluir

Postar um comentário