.

.

Hey queen, I'm here! - Parte III

             Não se preocupem meus caros amigos, vocês não perderam nada enquanto estavam presepando em Diamantina, Ouro Preto, Salvador, Rio de Janeiro ou sabe lá que canto do Brasil vocês resolveram presepar no Carnaval. Não atualizei no Domingo passado, porque né, também é Carnaval em Barcelona. Nada demais, não fiz folia, não vai ter post antropológico-carnavalesco-hispânico. Fiquei em casa mesmo e de recesso criativo. Porém, como vocês podem perceber, o blog tá de cara nova! Não sou master nessas coisas, acho que vou até pedir a algum amigo da Comunicação Social (hein, Michell Maurício...) caso queira se oferecer para "assinar" (Óia que chique!) meu blog com um layout personalizado, super aceito!
             Antes de retomar a minha presepada londrina (Já repararam que sempre tenho que fazer comentários que de alta relevância antes de começar o post, né?!) quero dizer que para os amigos que não gostam de comentar, mas que eu sei que de outra forma podem manifestar a assiduidade no blog criei.. tchan tchan tchan ... as opções "curti" (assim como no Facebook!) "achei útil" e "rachei os bico".
             A galera mineira entende o que é "rachar os bico" e para os meus demais amigos brasileiros que não, isso quer dizer: "ri pá caralho" (bem carioca isso, não?! Enfim... acho que todo mundo entendeu.).
           Tudo isso porque: Meu blog tem como função além de informar às quantas eu ando e quantos (kilômetros) ando, vocês têm que ou curtir ou achar útil ou rachar os bico, se não cumprir um desses 3 pelo menos... desisto da vida! Combinado?

            Então, simbora pro post, fé em Deus e pé na estrada!

11 de Fevereiro, Sexta-feira, 3º dia em Londres

            Na manhã do meu 3º dia em Londres, eu já me sentia mais à vontade. Uma espécie de sensação de linha de conforto, sabe? Posso dizer que foi meu dia mais atrevido na cidade. Eu andei muito! Para este dia, já tinha estabelecido que a prioridade seria ver a troca de guardas da rainha no Palácio de Buckingham. Já sabia qual caminho fazer, então foi bem mais tranquilo.
            Como estudante de Turismo aplicado é aquele ousado e que se mete em presepada, depois de tomar meu delicioso e econômico café da manhã a 2 pounds no Subway, entrar no Kensington Gardens e alugar uma bicicleta ao lado do Hyde Park, quase levei uma multa por andar de bicicleta em local proibido. Como? Lá ia Renata feliz e contente andando de bike pelo passeio do Hyde Park pelo lado de fora, cabelos esvoaçantes como em comercial da L'oreal, até que percebi que ninguém fazia o mesmo. Parei, pedi informação e me disseram: "Se te pegam, são 50 pounds!". Eu queria até passar umas dicas úteis de como andar de bicicleta em Londres, mas eu mesma acho confuso, eu não ando de bicicleta entre carros e ônibus no Brasil, em Londres isso é o permitido. Porém, já deixo o site aqui da Barclays Cycle Hire para quem estiver interessado. Tirando o que eu fiz, garanto a vocês que é uma delícia andar de bibicleta por Londres!

A troca de guardas

             Como mencionei no post anterior, no inverno a troca de guardas ocorre em dias alternados. Sempre às 11h da manhã e é uma cerimônia mesmo! Dura cerca de uma hora e meia (Sei, porque né, minha pontualidade clássica fez eu chegar ao meio-dia!). Ao chegar no Wellington Arch que fica na entrada do Green Park, me deparei com uma cena rara no meu cotidiano:





Não sei contar o que são esses cavalos e esses homens. Creio que fazem parte do protocolo da troca de guardas.
No Green Park e em frente ao Palácio de Buckingham, uma multidão a espera da célebre troca de guardas.

Policiais fazendo a cobertura da troca de guardas.


A "magrela" que eu arrumei por lá


O que era pra ser só uma troca de guardas, o protocolo britânico atrai milhares de pessoas (e eu!) para presenciar esse momento. Segue abaixo um video (amador) que gravei na minha câmera (mais amadora ainda!):





Depois dessa "pompa" toda, continuei fazendo o trajeto do dia anterior, passando pelo Big Ben, pelas Casas do Parlamento, cruzando a Westminster Bridge e fui conferir bem de perto o London Eye. Não, eu não subi na roda gigante porque é caro, aguardarei outra oportunidade quando estiver melhor de grana para fazê-lo!

Pior parte de viajar sozinha é para tirar fotos!

             Depois de uma sessão narcisista de fotos à beira do Rio Thames, segui pela margem para ver onde que dava, e de onde desse, eu ia partir para a Tower Bridge - outro marco da capital inglesa. Nesse momento, foi uma péssima idéia estar de bicicleta porque em nenhum momento eu estava segura se podia ou não montar!
            Quando Humberto Gessinger e sua troupe dos Engenheiros do Hawaii dizem na consagrada música "O papa é pop" : "Toda catedral é populista, é pop, é macumba pra turista", eu, com livre interpretação, como futura bacharel em Turismo faço idéia de que a "macumba pra turista" nada mais são que os recursos que acabam sendo criados para ou incorporados ao setor turístico. Por exemplo, castelos pela Europa não foram construidos para esse fim, mas por fim, acabam servindo a atividade turística. Por outro lado, há atrativos que são desenvolvidos com fim turístico, pra chamar a atenção do viajante!

A foto abaixo é o que eu entendo por "macumba pra turista":

Jogue uma moeda e faça um pedido!

Tá, jogue uma moeda e faça um pedido. Qual é a lenda - geralmente sempre tem uma - por trás disso?
Na verdade, aqui, nenhuma, só uns caras super criativos, criaram uma macumba pra turista e isso, de fato, os diverte. Eu até fiz o meu!
Gostaria de encontrar a história desses caras para contar aqui no blog - porque deve ter né? - mas não encontrei.

Beach Boys Southbank

Passada uma certa altura do Rio Thames, cheguei a uma parte de Londres que é chamada The city of London onde é o vulgo "centrão".
A magrela ainda seguia comigo nesse momento quando registrei a imagem da Sant Paul's Cathedral, onde casou a princesa Diana com o príncipe Charles:

 



             Segui, finalmente, ao lugar mais lindo de Londres na minha opinião. Lindo assim, é a magnitude o lugar. Cruzei a Tower Bridge de bicicleta na maior adrenalina no meio de carros e caminhões (não é ilegal, mas para mim era assutador fazer aquilo!). Parei várias vezes no meio da ponte pra tirar fotos e já tinha até imaginado a desculpa que ia dar a polícia caso me parassem e me chamassem a atenção. Aaaaah! A desculpa? Ué, eu ia dizer que tive uma dor na perna insuportável e por isso tive que parar. ha-ha-ha Podem rir.

Tower Bridge







             À essa altura do campeonato, já tava cansada da magrela e a devolvi assim que virei a Tower Bridge Road. Caminhei feliz e cansada de volta para onde eu vim. A minha última atividade turística do dia foi a visita ao Bank of England Museum - de graça e não pode tirar fotos - onde ilustra diversos acontecimentos relacionados ao mundo financeiro. O jantar desse dia? Bem, me dei ao "luxo" de comer em um buffet livre de comida asiática por 5,99 pounds na Queensway Street. Essa rua, by the way, tem muitos restaurantes asiáticos.
 
 
Fim da semana vem o que? O fim DE semana, desta vez acompanhado da belorizontina já conhecida de outras presepadas, tão perdida em Londres quanto eu. Aguardem o próximo post!
 
PS:  Pedro, ainda não consegui colocar a trilha sonora!

Comentários

  1. Fiquei com preguiça de ler tudo depois dessas caipirinhas... e olha que não foi limão galego uai! Ô Trem bão esse tal de cachaça, limão, açucar e gelo. Rsrsrs Amanha eu volto...
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu diria que a troca da guarda é "perca" de tempo, a não ser que vc tenha a chance de ver a Rainha em pessoa dando tchauzinho... é tanta gente, que vc não vê nadica de nada. Compartilhei com você a admiração pela Tower Bridge. Acho que a foto mais bonita que já tirei na vida como fotógrafo foi desse lugar, ao por do sol. Fantástico.

    Muito bacana a idéia de alugar uma bike.. Europa tem dessas coisas e quase todo mundo esquece, ou só aluga em Amsterdan porque é chique. Mas tem em quase todo lugar, e as cidades em geral são pequenas. Até mesmo Londres... a parte de interesse turístico é menor que o entorno da Avenida do Contorno em BH. Fica a dica!!

    (no aguardo da trilha sonora com Leaving on a Jet Plane!)

    ResponderExcluir
  3. a opção 'curti" foi mais que sensacional mas não poderia apenas curtir esse post afinal as presepadas em Londres foram dmais, a companhia mais do que excelente...festa estranha com gente esquisita lembra?? aguardo ansiosamente sua descida aos trópicos e enquanto isso vou curtido mto o blog!!
    bjo grande

    ResponderExcluir
  4. Amei, sou sua fã! Não vejo a hora de ir praí!

    ResponderExcluir

Postar um comentário